Instagram Facebook Youtube

Divulgado o projeto da nova ponte do centro de Blumenau

Já está disponível no site da prefeitura de Blumenau o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da nova ponte do Centro. No documento, o consórcio Novaponte dá detalhes de como ficará a estrutura.

O projeto ainda depende de aprovação da comunidade em audiência pública a ser marcada pela prefeitura e pelo Conselho de Planejamento Urbano (Coplan).

O traçado sugerido liga as ruas Itajaí, no ponto em frete à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e Paraguay, entre o Moinho e a AABB. São 180 metros de extensão por 13,8 de largura, com faixas compartilhadas para pedestres e bicicletas e duas pistas de rolamento.

A ponte terá oito pontos de apoio, sendo quatro no Rio Itajaí-Açu e quatro nas margens. O custo estimado é de menos de R$ 30 milhões, incluindo as obras dos acessos.

Para diminuir o impacto visual, a opção mais viável segundo o consórcio é construir a ponte no mesmo nível da rua. A solução para não interromper o fluxo de veículos é rebaixar a pista da rua Itajaí sentido bairro/centro para que ela passe embaixo da ponte.

Esse trecho rebaixado seria inundado com enchentes cujo nível do rio atinja mais de 10,65 metros. Nesse caso, o fluxo pode ser desviado para a outra pista.

Em relação ao trânsito, quem vem da Ponta Aguda só poderá seguir em direção ao Centro Histórico, sendo proibida a conversão em direção ao Vorstadt.

Para baixar o EIV da nova ponte do Centro de Blumenau, clique aqui (arquivo com mais de 400 MB)

Fonte: Blog do Pancho