Instagram Facebook Youtube

Aprenda a avaliar o seu imóvel

Auxílio de corretores imobiliários é fundamental para a definição correta do preço!
 

frechalPara avaliar o preço do imóvel existem várias soluções. Às vezes, o proprietário não deseja colocar o imóvel à venda e, apenas por curiosidade, anseia saber qual é o valor do seu bem. Em outros casos, quando o dono do imóvel realmente pretende negociá-lo, é preciso avaliar com maior precisão o valor — e para isso podem ser utilizadas várias ferramentas.

— Para quem precisa definir o valor do imóvel com o objetivo de vendê-lo, a melhor opção é a consulta com um corretor de imóveis — explica Carlos Samuel de Oliveira Freitas, advogado e diretor de condomínios e jurídico da Imobiliária Primar Administradora de Bens, do Rio de Janeiro.

O especialista comenta que quando o imóvel é colocado à venda em uma imobiliária, normalmente ela mesma faz essa avaliação sem cobrar nada por isso, porém, se o proprietário quiser consultar um corretor apenas para isso, ele cobrará um valor à parte pelo serviço. Outros profissionais que podem definir valores para imóveis são engenheiros e arquitetos, mas, segundo Freitas, a consulta a corretores é fundamental. Isso porque esses profissionais estão mais envolvidos com o mercado imobiliário da região.

 
Sites especializados ajudam a dar uma estimativa de valor
 

Invariavelmente, engenheiros e arquitetos que fornecerem pareceres devem, antes de chegar a qualquer conclusão, consultar um corretor. Para aqueles que desejam apenas ter uma ideia de quanto está valendo o imóvel, Freitas sugere que seja feita uma busca pela internet em sites especializados. Alguns deles, como o “Quanto Vale meu Apê?” e o "123i”, apresentam ferramentas que permitem ao usuário encontrar estimativas sobre o valor do seu imóvel ou de imóveis parecidos em um mesmo bairro.

Outra solução é pesquisar os preços de imóveis parecidos à venda em endereços próximos que podem ajudar os proprietários terem ideia do valor do seu imóvel.

— O ideal é verificar ofertas de apartamentos do mesmo tamanho em edifícios com idade semelhante e padrão arquitetônico parecido — diz Freitas.

A melhor referência pode ser encontrada no seu próprio edifício, de acordo com valores praticados em vendas recentes. Porém, Freitas explica que o valor de um imóvel muda de acordo com alguns critérios:

— A localização, o tamanho do imóvel e seu estado de conservação, a área de lazer do condomínio e fatores mercadológicos sempre são fatores influenciáveis na oferta e procura dos imóveis — comenta.

Fonte: Pense Imóveis Classisanta – 10.09.2013