• Blumenau vive pleno emprego

    Uma análise rápida sobre as ocupações que mais abriram vagas e a rotatividade mostram um primeiro semestre de pleno emprego. De acordo com o economista da FURB Nazareno Schmoeller, a taxa de desemprego estimada para Blumenau em 2014 é de 2%, índice que confirma a situação e significa que os trabalhadores estão fora do mercado por vontade própria ou estão à procura de outra colocação.

    Entre as 10 profissões que mais abriram vagas entre janeiro e junho, segundo o Sistema Nacional de Emprego (Sine), as três primeiras são das áreas de indústria, alimentação e comércio: alimentador de linha de produção, que abriu 108 vagas; cozinheiro com 75; e operador de caixa, com abertura de 57 postos.

    Para o economista, a diversidade na criação das vagas mostra que todos os setores estão em busca de mão de obra:

    - As vagas foram abertas em muitas áreas. No setor de alimentação foram 615 novos postos de trabalho. No comércio, ainda que as movimentações tenham sido grandes, com 4.207 admissões e 4.189 demissões, o saldo ficou em 18, sendo que entre vendedores 70 vagas não foram preenchidas. Ou seja, as oportunidades estão em todas as áreas, depende da capacitação e desempenho de cada um, o que pode permitir uma melhor adaptação em outra área de trabalho.

    Fonte: CAMARGO, Aline. Três áreas lideram vagas abertas de janeiro a junho. Jornal de Santa Catarina, Blumenau, p. 4, 11 ago. 2014.

  • Filmes que ajudam no seu crescimento profissional

    Os filmes sempre deixam alguma mensagem que nos faz refletir. A Exame.com, em parceria com a diretora da SLG Desenvolvimento de Pessoas – Stefania Giannoni, preparou uma lista com 9 filmes que ajudará você a melhorar o desempenho no trabalho e a crescer na carreira. Confira:

     
    1. Menina de ouro
    Maggie se dedica ao boxe de corpo e alma. Para conquistar o sonho de virar uma grande estrela do esporte, conta com o apoio e a amizade do duro treinador Frankie.

     

     

    O que extrair do filme? A determinação e a resiliência de Maggie são exemplares - e valem para superar os tropeços que acontecem em qualquer carreira. “A personagem ouve muitos nãos no decorrer do filme, mas nenhum deles consegue demovê-la de seus objetivos”, diz Stefania Giannoni, especialista em desenvolvimento de pessoas.

    2. Meu nome é Radio
    O treinador Jones acolhe em seu time um jovem com necessidades especiais. “Radio”, como é conhecido o garoto, é apaixonado por futebol americano, mas sofre com a indiferença dos demais.

     

     

    O que extrair do filme? A trama aborda a importância de aceitar e valorizar a diversidade. Segundo Stefania, o paralelo com o mundo do trabalho é claro. “Como no caso do garoto do filme, nossos limites podem ser minimizados quando aceitos pelos outros e por nós mesmos”, explica.

     
    3. Fuga das galinhas
    A galinha Ginger decide se rebelar contra os proprietários da granja onde vive e, assim, evitar a morte de suas companheiras. Para a grande escapada que salvará suas vidas, as aves contam com a ajuda do galo Rocky.

     

     

    O que extrair do filme? A comédia retrata o poder do planejamento para que um objetivo se cumpra. Porém, mesmo com a melhor estratégia, algo pode falhar. “Um profissional bem-sucedido é flexível e consegue encontrar alternativas quando o plano original dá errado”, afirma a consultora.

     
    4. O diabo veste Prada
    A ingênua Andrea é contratada como assistente de Miranda, impiedosa editora de uma revista de moda em Nova York. Aos poucos, descobre que muito jogo de cintura será necessário para se adaptar ao perfil cruel da chefe.

     

     

    O que extrair do filme? Apesar de toda a acidez de Miranda, a assistente Andrea demonstra profissionalismo e confiabilidade. “A personagem não faz o seu melhor apenas para se dar bem na entrevista de emprego, ela é constante em sua dedicação ao trabalho”, diz Stefania

     
    5. As cinco pessoas que você encontra no céu
    Eddie cuida da segurança de um parque de diversões e morre na tentativa de salvar uma criança de um acidente. Quando desperta no paraíso, encontra cinco pessoas cuja vida ele mudou sem saber.

     

     

    O que extrair do filme? O drama ilustra o fato de que estamos todos conectados. Muitas vezes não sabemos o impacto que temos sobre as trajetórias uns dos outros - inclusive do ponto de vista profissional. “Isso reitera a importância do networking e das boas relações para o desenvolvimento de uma carreira”, diz a consultora.

     
    6. A origem dos guardiões
    Diante da ameaça de que o mal destrua as esperanças e a imaginação das crianças de todo o mundo, Jack Frost descobre seu talento como guardião da infância.

     

     

    O que extrair do filme? A trama retrata a importância da vocação - e da consciência sobre ela. “Sem investigar seu potencial, você pode desperdiçar talentos e oportunidades”, afirma Stefania. De acordo com ela, o autoconhecimento é fundamental para quem busca extrair o melhor de suas qualidades.

     
    7. Click
    Michael é um workaholic que quase não vê sua família. Um dia, cai em suas mãos um controle mágico que permite “rebobinar” e passar para frente diversos momentos de sua vida, o que traz descobertas sobre o significado de suas escolhas na vida.

     

     

    O que extrair do filme? A comédia aborda o delicado equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional, um dilema muito atual para grande parte dos profissionais. Quando temos muita ambição profissional, corremos o risco de negligenciar outras esferas da vida e de nos arrependermos disso no futuro”, afirma Stefania. Segundo a consultora, a capacidade de gerir prioridades é rara e muito valiosa.

     
    8. Se eu fosse você
    O casal Cláudio e Helena briga rotineiramente por conta de suas diferenças. Do dia para a noite, acordam com os corpos trocados e redescobrem o mundo através dos olhos um do outro.

     

     

    O que extrair do filme? A comédia ilustra a importância da empatia para as relações, inclusive profissionais. “Quando nos colocamos no lugar do outro, seja um colega ou chefe, evitamos brigas desnecessárias e construímos um ambiente de trabalho mais produtivo”, afirma a consultora.

     
    9. Invictus
    O presidente sul-africano Nelson Mandela tenta reintegrar um país dividido pelo apartheid. Para que a nação volte a se ver como uma só, ele confere à seleção nacional de rugby a missão de vencer a Copa do Mundo de 1995.

     

     

    O que extrair do filme? Para atingir nossos objetivos, muitas vezes precisamos agir coletivamente. O conceito de “time” ilustrado no drama é essencial para um bom profissional. “Entender a importância do trabalho em grupo é fundamental para se desenvolver”, afirma a consultora Stefania Giannoni.

    Fonte: http://exame.abril.com.br

  • Bolha imobiliária: mito ou verdade?

    Vira o disco. Vamos falar de assuntos "novos" e que sejam interessantes. Bolha imobiliária no Brasil já perdeu a graça e precisamos evoluir com esse assunto.

    Presta atenção: Se no Brasil houvesse uma bolha para estourar, a mesma teria estourado no ano de 2011, onde a valorização dos imóveis foi acima de 25% e o capital especulativo era enorme. Pessoas que compravam para posteriormente revender. E isso acontecendo depois de anos de crescimentos acentuados, que foi 2009 (com 22%) e 2010 (com 25%). Números incríveis, não é mesmo?

    2012 e 2013 os imóveis continuaram com valorização (em torno de 12%), ainda que seja mais moderada.

    E esse ano (2014) os imóveis estão com valorização acima da inflação. Isso mesmo, acima da inflação.
    Analisando o perfil comprador nesses últimos anos, afirmo que ele agora é o MORADOR e não mais o especulador, o que nos mostra um mercado mais sustentável e sadio.

     

     

    Esses últimos anos ainda se caracterizaram pela "freada" das construtoras no que tange novos lançamentos, priorizando assim seus estoques. Esse cenário contribui para um "congelamento" de preços. Acredito que em breve, com a baixa desses estoques, os preços dos imóveis voltem a subir, principalmente pela dificuldade que as incorporadoras têm hoje para construir. A legislação Municipal tem restringido bastante, com as exigências dos coeficientes de construção cada vez menores.

    Então, a melhor hora de comprar sempre será a sua hora. Compre de acordo com a sua necessidade e desejo, pois dessa forma você sempre fará um bom negócio.

    Fonte: https://www.facebook.com/palestranteguilhermemachado?hc_location=timeline