• Divulgado o projeto da nova ponte do centro de Blumenau

    Já está disponível no site da prefeitura de Blumenau o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da nova ponte do Centro. No documento, o consórcio Novaponte dá detalhes de como ficará a estrutura.

    O projeto ainda depende de aprovação da comunidade em audiência pública a ser marcada pela prefeitura e pelo Conselho de Planejamento Urbano (Coplan).

    O traçado sugerido liga as ruas Itajaí, no ponto em frete à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e Paraguay, entre o Moinho e a AABB. São 180 metros de extensão por 13,8 de largura, com faixas compartilhadas para pedestres e bicicletas e duas pistas de rolamento.

    A ponte terá oito pontos de apoio, sendo quatro no Rio Itajaí-Açu e quatro nas margens. O custo estimado é de menos de R$ 30 milhões, incluindo as obras dos acessos.

    Para diminuir o impacto visual, a opção mais viável segundo o consórcio é construir a ponte no mesmo nível da rua. A solução para não interromper o fluxo de veículos é rebaixar a pista da rua Itajaí sentido bairro/centro para que ela passe embaixo da ponte.

    Esse trecho rebaixado seria inundado com enchentes cujo nível do rio atinja mais de 10,65 metros. Nesse caso, o fluxo pode ser desviado para a outra pista.

    Em relação ao trânsito, quem vem da Ponta Aguda só poderá seguir em direção ao Centro Histórico, sendo proibida a conversão em direção ao Vorstadt.

    Para baixar o EIV da nova ponte do Centro de Blumenau, clique aqui (arquivo com mais de 400 MB)

    Fonte: Blog do Pancho

  • Transforme sonhos em realidade!

    frechal sonhosEstamos entrando numa época do ano em que tudo vai se intensificar: o estresse, o ritmo de trabalho, o cansaço, os gastos, os desejos de compra, a espera pelo 13° salário e pelas férias. Mas algo muito importante também vai ocorrer. Esta explosão de situações e emoções do fim de ano favorece o sonhar, seja por que se está cansado da vida antiga ou porque se quer aproveitar o início de um novo ciclo, que culturalmente associamos com um ano novo.

    Especialistas em coaching afirmam que para ser feliz e alcançar objetivos na vida, começa-se com um sonho, um desejo intenso de vida nova, de oportunidades. E este também pode ser um momento ímpar para se pensar nas oportunidades geradas ao se investir no mercado imobiliário.

    Há algum tempo, falava-se em investir em ouro, hoje ninguém mais ouve isso. Recentemente, a poupança deixou de ser atraente, mas comprar imóvel sempre foi um bom investimento.

    São diversas as possibilidades de aplicação. Quem comprar um apartamento ou sala comercial para alugar, pode ter certeza de que são ativos reais e seguros para se obter lucro.

    Aplicar dinheiro em imóveis é, no momento, a opção mais indicada para quem não quer se arriscar no mercado de capitais.

    Pode-se optar pela aquisição de um apartamento pronto para ser alugado ou um na planta, que conta com maiores vantagens de parcelamento das construtoras — sem falar que o lucro em negócios com esses tipos de apartamento deixa de ser da construtora e passa a ser dos compradores —, lotes, casas que estão sendo leiloadas, entre outros.

    Vale lembrar que cada tipo de investimento precisa de uma abordagem. Exemplo disso são os imóveis leiloados, que não podem ser comprados sem uma boa assessoria jurídica.
     

    Então comece a sonhar, a pensar como quer investir, o que isso representa para você, como isso pode contribuir para ser mais feliz, quais os benefícios que este tipo de aplicação pode trazer e qual tipo de investimento imobiliário é melhor para o seu perfil.

    Fonte: Pense Imóveis Classisanta – 26.11.2013 | Coluna: Soraia Vasselai

  • Comprar imóveis para alugar ou investir

    frechal aluguelHoje explicaremos os tipos de investimentos possíveis para arregaçar as mangas e começar a ganhar dinheiro com alugueis. Se você tem um imóvel em uma região bem movimentada, dá para utiliza-lo total ou parcialmente, transformando-o em uma ou mais salas comerciais.

    Dependendo do local, basta fazer uma pequena reforma, separar (de forma inteligente os espaços) e anunciar a intenção de locação. Considere a possibilidade de alugar o imóvel deixando por conta do novo inquilino a reforma.

    Aproveite as oportunidades. Um imóvel reformado vai valorizar o bem, mesmo que só se tenha lucro a médio ou longo prazo. Aproveite para treinar capacidades de negociação. Uma ótima oportunidade que cidades como Blumenau oferecem é de comprar um apartamento ou sala comercial exclusivamente para locação.

    O investimento em um imóvel pronto é um pouco maior, porque o bem possui maior valor agregado, mas ao menos você não tem o estresse de lidar com o acabamento — que pode ser um exercício cansativo para algumas pessoas.

    Nesse caso há ainda outras vantagens, como poder alugar imediatamente o imóvel e com o aluguel ajudar a pagar as parcelas do financiamento. Mas é preciso ter cuidados. Tenha em mente que é necessário ter certeza de que você pode pagar sozinho o financiamento. O aluguel seria um alívio para as contas no final do mês. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.

    Outra possibilidade é a compra de um apartamento na planta. O preço final que você pagará será menor do que a primeira opção, mas esse tipo de aplicação exige mais paciência para se esperar até o término da construção, fazer o acabamento e aí sim alugar. O bom é que além da economia e da possibilidade de se investir direto com a construtora, você poderá planejar o acabamento para ir ao encontro do tipo de inquilino que você deseja ter. Essa opção também tem outras vantagens, como a valorização do apartamento para a venda depois de pronto, caso você desista da locação.

    Também são necessárias precauções e reservas financeiras para evitar dor de cabeça. Ter o dinheiro de no mínimo três meses de prestações guardado é muito importante. De seis meses, melhor. Considerado esse fator, bons sonhos e bons planos.

    Fonte: Pense Imóveis Classisanta - 19.11.2013 | Coluna: Soraia Vasselai